COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES-RIO REAL/BAHIA

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Participação Cidadã-Discursos Políticos

Os 100 mais importantes discursos políticos americanos do século XX

Garimpando pela internet eu encontrei um site muito interessante. Trata-se do American Rhetoric. Nesse site é possível encontrar um grandioso banco de dados com áudio, vídeo e texto completo de alguns discursos feitos em uma grande quantidade de filmes de Hollywood. Estão incluídos discursos militares, de especialistas em esporte, em tribunais de juri, discursos políticos sociais, feitos em vários filmes do cinema.Há também uma grande quantidade de discursos da vida real. Discursos de políticos, atores, pregadores, atletas e outras personalidades notáveis.

Mais o que mais me chamou a atenção, foi a possibilidade de ter o aúdio original na íntegra e com transcrição dos 100 mais importantes discursos políticos americanos do século XX. Lá estão discurso de Martin Luther King, Ronald Reagan, Malcolm X, Franklin Roosevelt, Robert Kennedy, dentre outros.

O inconveniente é que são em inglês, mais que no entanto pode ser usado a favor de quem está aprendendo o idioma e é uma boa forma de treinar o ouvido, já que nos discursos se fala geralmente de forma pausada e correta, além de ter o texto na íntegra para ajudar.

E para não dizer que não falei de flores. Procurei se havia algo parecido com aúdio em português. Encontrei no site do Senado Federal aúdios de pronunciamentos de parlamentares (câmara e senado) desde 1954 a 1999. Lá tem pronunciamentos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Afonso Arinos, João Goulart, Otávio Mangabeira, Tancredo Neves dentre outros. Arrisque.

Faça o seu discurso. Mãos a obra...

sábado, 19 de maio de 2012

Arte com tapinha de garrafa pet "Recicle"

Arte com Caixas de Leite "Recicle"

Projeto Meio Ambiente


Projeto meio ambiente
E eu com isso?

 Sustentabilidade

CRONOGRAMA

Língua Portuguesa e Redação 
  • Leituras diferenciadas (poemas, textos, notícias, letras de música).
  • Criação de poemas sobre o meio ambiente/com montagem de mural expositivo.
  • Debate sobre processo de devastação no município
Biologia e Ciências 
  • Listagem de impactos ambientais causados pela poluição (conforme musica Planeta azul) 
  • Leitura e discussão do texto: Cuidados com o lixo. 
  • Elaboração de questionário. 
  • Palestras. 
  • Hortas suspensas. 
  • Jardim com pneus e garrafas pet.
  • Amostras de reciclagem feitas pelos alunos.
Matemática e Química 
  • Problemas matemáticos envolvendo unidades de mediada, consumo da água. 
  • Gráficos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
  • Reciclagens.
Participação cidadã e Filosofia 
  • Distribuição de panfletos. 
  • Passeio ecológico.
  • Mural ecológico.
Geografia e História 
  • Documentário “Estamira” mulher que vivia no lixão e a História das Coisas. 
  • Capítulo VI da constituição brasileira sobre o meio ambiente e fazer. 
  • Comparações com noticias de jornais. 
  • Hortas suspensas.
  • Jardim com pneus e garrafas pet.
  • Reflexão da história: vamos reconstruir o mundo.
  • Reciclagens.
Inclusão Digital 
  • Produção de Documentário.
  • Confecção de slides com o resumo dos trabalhos.
Qualificação Profissional 
  • Textos sobre cooperativas de reciclagem. 
  • Horta suspensas.
  • Jardim com pneus e garrafas pet.
  • Analise de vídeos.
  • Reciclagens.

Salve Nosso Planeta!


domingo, 13 de maio de 2012

Agricultura Sustentável


A importância do tema Agricultura Sustentável ganhou relevância e projeção mundial. Modelos de inovação tecnológica aliados a compreensões mais orgânicas, ocupam grande parte das discussões no tema. São postuladas algumas proposições ao sentido de buscar compreender o assunto. Algumas ponderações e questões para equipes de projetos em agricultura sustentável.

Um fato não se pode negar: "A necessidade de consultorias especializadas e opinões de técnicos com credibilidade para projetos adequados e sustentáveis". "As relações de investimentos e resultados podem ser agredadas por grupos de produtores, mas é preciso se difundir que os especialistas são fundamentais no processo de desenvolvimento sustentável" - Dica: Consulte um especialista! Faça uma análise das considerações:


-Isto pois, como podemos compreender a Agricultura do passado com as tendências atuais em Sustentabilidade. É possível pensar em novas formas para a agricultura, diante do fator irreversível das denominadas "demandas".
-Pensando no desenvolvimento tecnológico aliado aos sistemas de produção agrícola, o que é bom e o que é melhor na tecnificação, ou outras opções, se considerar oportuno nessa transição de século. Por outro viés, se pensando na linha divisória dos melhores efeitos do tecnicismo agrícola.
-Como tem sido essa transição para os modelos agrícolas sustentáveis? Os novos paradigmas são tendências a longo prazo ou uma necessidade mais imediata para os processos produtivos na agricultura, e onde se situam os critérios para a confiabilidade dos consumidores - relações na cadeia de consumo? 
-Onde estão os espaços de agricultura sustentável no Brasil, o que são exemplos? Esta conceituação teórica e prática pode ser desenvolvida em todos os tipos de culturas? E a questão das demandas?
-Na lida diária como tem sido converter produtores convencionais para produtores sustentáveis ou prefere dizer orgânicos? Conte uma experiência.
-Qual a diferença entre Agricultura orgânica, Agricultura Biológico-Dinâmica e Agroecolologia - pensando nos termos ou se se pode traduzir todas as vertentes em Agricultura Sustentável?
-Como vê o processo de mecanização agrícola? Fale-nos sobre a relação solo-máquina-planta na dimensão de experiências?
-Nos processos de produção na agricultura, é substancial a presença do animal integrando a paisagem? Existe uma proporção da presença de animais no espaço agrícola, é possível mensurar, como deve ser esse conjunto? Vamos explicar sobre tendências para o Brasil e o que preconiza os instrumentos legais, lei de biotecnologia, ruralistas.... opiniões técnicas.
-Para velhos e novos produtores agrícolas, qual uma mensagem agronômica para a evolução da qualidade nos sistemas de produção, mercados, e formas de acesso a opiniões de especialistas, consultorias.....
-Importância da compreensão com elos de sustentação agrícola pela disponibilidade hídrica - aquíferos - Recursos Hídricos.
-O que tecnicamente é indispensável a um Engenheiro Agronômo, Agrícola ou Ambiental? (também em relação aos pequenos produtores). 

A Figura ilustra o sucesso da agricultura orgânica no mundo. Crescimento este tão relevante para a saúde e qualidade de vida. A lógica interna dos processos agrícolas, então, mostra que se a produção aumentou assim, naturalmente porque há reposta nas demandas. Isso é o que se espera: alimentos mais saudáveis.

fonte:istemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/fundamentos.htm

quinta-feira, 10 de maio de 2012

10 de maio-Dia do Cozinheiro


SÓ SE APRENDE A COZINHAR COZINHANDO!

Não costumamos incluir a arte culinária entre as artes clássicas, nem damos a ela uma posição de dignidade entre as atividades humanas. No entanto, alimentar-se é a mais vital e antiga das atividades dos animais e dos homens, a culinária a mais essencial e antiga de todas as artes.
Através dela os homens, em todas as culturas e em todos os tempos, prepararam os elementos naturais para serem consumidos com prazer e em grupo. Assim o mundo se faz homem e o homem, humanidade.
Dia do Cozinheiro
A Arte Culinária está presente no dia a dia mais comum de todas as famílias, motivo de orgulho dos pais e regozijo dos filhos. As refeições, servidas com arte e comidas com prazer, alimentam a alma da família.
Está presente nos dias especiais, nos aniversários e casamentos, nos rituais religiosos de todos os tipos. Comemos e bebemos para comemorar, para partilhar a colheita e a fé, para festejar a vida.
Diferente de outras artes, ela convoca simultaneamente a visão, o olfato, o paladar e o tato. Um prato pode ser uma obra de arte completa. O cozinheiro (culinarius) é pintor e escultor, mestre das cores e das formas fugidias.
É diferente do teatro porque o palco, a mesa, é a platéia. Assemelha-se à música, pois quem prepara os alimentos é o maestro da harmonia. Com sete notas apenas e poucos instrumentos são feitas as sinfonias.
Assim são harmonizados os poucos elementos da natureza: água, sal, açúcar, grãos, folhas, raízes, carnes e ervas, em proporções e formas tais que geram os pratos mais simples e mais sofisticados.
Tornando os alimentos o nosso próprio corpo, a nossa língua ficou carregada de sabores para adjetivar os nossos sentimentos e emoções e os temperos de nossa memória. Por isso temos deliciosas lembranças de pessoas doces, pessoas de bom gosto, que nos contaram coisas de nos deixar de boca aberta ou de dar água na boca.
Ou temos atravessadas na garganta, pessoas amargas e indigestas, osso duro de roer, que nos disseram coisas difíceis de engolir.
Por outro lado, temos pessoas sábias, bebemos suas palavras e nos alimentamos de sua sabedoria. E não podemos esquecer que temos um céu na boca. Podemos usufruir tudo isso graças à habilidade e destreza do cozinheiro!
Fonte: Educacional

Agroextrativismo

                                por

O Agroextrativismo é uma atividade econômica que surgiu como complemento ao extrativismo. No Brasil, estima-se que existam cerca de um milhão de famílias, apenas na floresta tropical úmida, praticando múltiplas atividades complementares como necessidade de sobrevivência.
À medida que certos produtos deixam de possuir mercados, ou oferecem baixos lucros, há uma tendência de que as famílias busquem novas alternativas econômicas. Essa novas alternativas são mais frequentes no setor agropecuário, sendo essa a razão de classificar a atividade como agroextrativista, que também é denominada neoextrativista, pela nova realidade do setor.
No entanto, além de satisfazer as necessidades dos extrativistas, essa produção complementar deve ser sustentável. O agroextrativismo refere-se, portanto, a um estreito relacionamento entre as famílias que promovem as extrações, a floresta e seus recursos, e a agricultura. Assim, por definição, o agroextrativismo é a união de uma atividade agrícola sustentável, de baixo impacto e alto valor social, com a extração de produtos florestais nativos.
O Brasil, através da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente, possui um instrumento de construção de políticas públicas voltado para o apoio às ações e projetos de inclusão social e produtiva de povos e comunidades agroextrativistas. Trata-se da Gerência de Agroextrativismo e Comunidades Tradicionais (GEX), desenvolvida para facilitar as informações e tornar dinâmico o andamento dos projetos, tornando-os mais eficientes.
Criado em 1999, em atendimento às demandas das famílias extrativistas, a GEX vem contribuindo com as comunidades tradicionais. Ainda assim, conforme o Ministério do Meio Ambiente, resta superar limites e consolidar o pioneirismo das cidades como sujeitos produtivos, capazes de gerar uma agenda de sustentabilidade ambiental, social, política, ética, cultural e tecnológica com novas bases de desenvolvimento.

Fonte: Portal online do IBAMA

terça-feira, 8 de maio de 2012

Agroecologia

     

A palavra agroecologia foi utilizada pela primeira vez em 1928, com a publicação do termo pelo agrônomo russo Basil Bensin.
O entendimento da agroecologia enquanto ciência coincidiu com a maior preocupação pela preservação dos recursos naturais nos anos 1960 e 70. Os critérios de sustentabilidade nortearam as discussões sobre uma agricultura sustentável, que garantisse a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo assegurasse a segurança alimentar. Porém, só depois de 1970, quando agrônomos passam a enxergar o valor da ecologia nos sistemas agrícolas, que o termo começa a ser mais explorado e a agroecologia trabalhada com mais afinco, pois passa a ser entendida como campo de produção científica e como ciência integradora, preocupada com a aplicação direta de seus princípios na agricultura, na organização social e no estabelecimento de novas formas de relação entre sociedade e natureza.
A agroecologia é ainda uma ciência e uma prática em franca expansão. A partir dos anos 1980, as organizações não governamentais foram fundamentais na promoção e divulgação da agroecologia em todo o mundo e especialmente no Brasil. Nos últimos anos nota-se uma preocupação constante de universidades, centros de pesquisa e programas e projetos de extensão em trabalhar aspectos e características técnico-científicas, bem como os impactos sociais provenientes da prática agroecológica.

sábado, 5 de maio de 2012

Aborto

Preconceito X Discriminação Racial

05 de maio-Dia da Comunicação



No dia 05 de maio é comemorado o dia das comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.
Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma idéia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.
Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um/a emissor/a, um receptor/a e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passa de emissores/as para receptores/as o tempo todo.
Um dos elementos principais para a comunicação foi a invenção de Gran Bell, o telefone. Antes dele, as pessoas enviavam mensagens através de cartas ou de mensageiros, essas demoravam muito para chegar.
Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente.
Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por rádio, telefone, celular, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas, que também levam informação às pessoas.
Existem ainda as formas de comunicação especiais, para pessoas que não podem fazê-las na forma mais convencional, através da fala, da leitura ou da escrita.
A linguagem para os/as deficientes auditivos/as (surdos/as/mudos/as) é chamada de libras e é feita através de sinais com as mãos. Os/as deficientes visuais se comunicam normalmente através da fala, porém para a leitura, utilizam a comunicação em braile, identificando códigos em alto relevo, através das mãos.

       Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-internacional-comunicacoes.htm

sexta-feira, 4 de maio de 2012

03 de maio-Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


Liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.

Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores, o termo "imprensa" pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. De qualquer forma, a liberdade de imprensa corresponde a uma garantia menos geral que a "liberdade de expressão", que se aplica a todas as formas de comunicação (por exemplo, nas artes).

Cada governo tem competências para legislar em relação a esta matéria de forma a classificar os assuntos que devem ser do conhecimento público ou não, de acordo com os interesses governamentais (mesmo em sociedades democráticas, existe o segredo de Estado, por exemplo).
De acordo com a organização Repórteres sem fronteiras, o Brasil ocupa a 99ª posição do ranking de liberdade de imprensa em 2012, dentro de uma lista composta por 179 países. O relatório aponta uma queda significativa da liberdade de imprensa em relação ao ano de 2011.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_imprensa

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador "1º de maio"


Profissões
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.