COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES-RIO REAL/BAHIA

sábado, 25 de agosto de 2012

Vantagens da Educação Profissional


A certificação profissional representa o reconhecimento da habilidade e experiência no uso da tecnologia; garantindo um importante diferencial e agregando credibilidade ao currículo do profissional. Entendida em seu sentido mais amplo é a comprovação formal dos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências do trabalhador, requeridos pelo sistema produtivo e definidos em termos de padrões ou normas acordadas previamente.
Em um mundo caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, pelo predominante uso da informação e pelo forte incremento do comércio internacional, este recurso tem se tornado cada vez mais eficiente para sintetizar conhecimentos adquiridos de maneira dispersa ao longo da vida acadêmica e profissional, reorganizar o mercado de trabalho e promover a produtividade.
A certificação tem sido apontada principalmente como instrumento para a melhoria das atividades das empresas, na evolução profissional, no aumento da empregabilidade na maior atenção à cidadania e, no contexto da produção, no melhor atendimento ao consumidor. Esta alternativa tem animado um bom número de instituições governamentais e de setores empresariais a adotar as experiências que se estruturaram em torno deste conceito. As mais conhecidas atualmente são: na área da qualidade, pela ASQC; na área de gestão de projetos, pelo PMI; e, agora, na área de Cadeia de Suprimentos, pela APICS.
Recente pesquisa do IDC - Institute Data Corporation Brasil, as chances do profissional certificado conseguir um emprego aumentam em 53%, em relação a profissionais que não possuem este título, podendo esse índice ser ainda mais elevado de acordo com a categoria de certificação possuída. Os salários são de 10 a 100% superiores à média que o mercado paga a profissionais sem certificação que ocupam as mesmas funções. A certificação também é importante para o mercado de trabalho porque proporciona informação objetiva e oportuna sobre o candidato a emprego, facilitando e reduzindo custos do processo de recrutamento e seleção.
A certificação profissional, no entanto, não é como à primeira vista parece ser, um remédio para todos os males do mercado de trabalho ou um instrumento hábil para quaisquer condições ou circunstâncias das relações de trabalho, mas requer uma busca pela melhoria contínua.
Para se tornar um profissional certificado, não é obrigatório que o candidato participe de treinamentos, ele pode ser autodidata e obter sucesso; entretanto, o treinamento é a forma mais rápida e segura de preparação.
Nas capacitações, o profissional aliará teoria e prática em seu processo de aprendizagem, trocará experiências com instrutores certificados e com outros pleiteantes à certificação. Os exames para obtenção dos certificados, sejam quais forem as áreas, portanto o treinamento é a escolha natural para aqueles profissionais candidatos à certificação.
Sem descartar a formação acadêmica formal, a melhor alternativa para o profissional ganhar competitividade no mercado de trabalho, num curto espaço de tempo, é buscar uma certificação profissional das empresas líderes. O reconhecimento da competência adquirida fora dos bancos escolares colabora para que a certificação profissional torne-se um instrumento de educação profissional permanente, comprometida em proporcionar ao colaborador mais autonomia e maior capacidade de gerir o seu destino profissional. Pode ainda proporcionar-lhe um amplo leque de opções e oportunidades.
Manter a mente aberta, apta a adquirir novos conhecimento, ajuda na tomada de decisões. Certamente, a certificação profissional funciona como indicador para mostrar aos profissionais os assuntos que eles devem dominar e para identificar programas de educação que sanem suas deficiências. Os profissionais realmente requisitados pelo mercado de trabalho são aqueles que geram bons resultados para as empresas e, neste aspecto, a certificação tem sido uma contribuição importante para competitividade profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário