COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES-RIO REAL/BAHIA

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Estudantes realizam intervenções sociais e ensinam a fazer panetone de mandioca

Às vésperas do Natal, você já imaginou preparar um panetone de mandioca? A receita foi desenvolvida por estudantes do curso técnico em Agroindústria do Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão (CETEP), em Feira de Santana. E esta será uma das tecnologias sociais, de baixo custo, que foram apresentadas ontem (dia 12), no próprio Centro, durante a I Feira de Ciências e Tecnologias que foi aberta ao público. 
Estudantes dos cursos técnico em Agroecologia, Informática, Enfermagem, Edificações e Saúde Bucal também participaram da Feira que teve palestras, oficinas, mini-cursos e prestação de serviços gratuitos, atividades de ressaltam a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia. Além do panetone de mandioca, também foi possível aprender como fazer doces de banana, de goiaba e de leite e requeijão, produtos desenvolvidos pelos estudantes de Agroindústria. Eles também ministraram palestras sobre higiene e manipulação de alimentos e sobre beneficiamento do leite e de vegetais. 
O objetivo da Feira é promover a interação entre escola, comunidade e território, por meio da intervenção social, conjunto de ações executadas pelos estudantes voltados para a prestação de serviço, divulgação de boas práticas e de princípios científicos, além da difusão de tecnologias sociais. 
Isto contribui para a formação integral dos estudantes, de forma que se apropriem ainda mais dos conhecimentos e técnicas necessárias ao exercício profissional e da cidadania, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. 
Quem se interessa por tecnologia da informação, teve a chance de aprender um pouco mais com os estudantes do curso técnico em Informática. Eles realizaram oficina de instalação do Sistema Operacional Linux Ubuntu, sistema operacional gratuito que contém aplicativos para a navegação na internet, também dispõem de programas voltados à apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, entre outros. Também irão realizar um mini-curso sobre Informática Básica. 
Já os estudantes do curso técnico em Edificações realizaram oficinas e mini-cursos sobre diferentes temáticas, por exemplo: técnicas de pintura em parede e técnicas de ladrilho. Uma oficina foi ministrada sobre o revestimento em parede utilizando Dry Wall em gesso acartonado. Também deram orientações sobre segurança no canteiro de obras, baseada na NR18, Norma Regularizadora da Segurança do Trabalho que orienta como utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na construção civil. 
SAÚDE - Por meio da prestação de serviços gratuitos, o público pode se prevenir de várias doenças. Os estudantes do curso técnico em Saúde Bucal, por exemplo, ministraram palestras sobre a importância de realizar o autoexame bucal para identificar alterações bucais e prevenir o câncer de boca. O autoexame pode e deve ser realizado por qualquer pessoa, principalmente em homens e mulheres acima dos 40 anos fumantes e que fazem uso de bebida alcoólica. Eles aproveitaram e ensinaram técnicas de escovação e de higienização da boca. 
Já os estudantes do curso técnico em Enfermagem aferiram a pressão arterial e realizaram teste de glicemia. Com o teste de glicemia, por exemplo, é possível medir a taxa de açúcar (glicose) no sangue e verificar a pré-disposição da pessoa para o diabetes. A hipertensão arterial ou pressão alta, doença cardiovascular que pode provocar infartos e até a morte, pode ser diagnosticada com a simples aferição da pressão. 
Os estudantes também apresentaram tecnologias sociais que geram benefícios, sobretudo, para agricultores familiares do território. Os do curso técnico em Agroecologia ministraram um mini-curso sobre o cultivo de hortaliças e legumes em recipiente recicláveis como garrafas pets. 
Para Jaqueline Azevedo, diretora do Centro, a atividade possibilita aos estudantes a oportunidade de estarem em contato com a realidade de suas futuras profissões, além de ser uma vitrine para apresentar à comunidade as ações desenvolvidas no decorrer do ano. “A partir do momento que nossos estudantes estão em contato com a prática, eles adquirem mais conhecimento, se tornam maduros diante da realidade que será praticada cotidianamente no futuro. Esta também é uma oportunidade de diálogo com empresários locais sobre campo de estágio e, consequentemente, sobre o mundo do trabalho”, disse. 

Receita do Panetone 

Ingredientes: 
5 k de farinha de trigo 
3 k de aipim 
15 ovos 
Sal a gosto 
12 colheres de manteiga 
1 litro e meio de leite 
250 gr de fermento para pão em pó ou em barra 
5 copos de açúcar 
100 ml de essência de baunilha 
Raspa de limão 

Modo de preparo: 
Cozinhe o aipim. Após o cozimento amassar com leite e reservar. Bata no liquidificador ou batedeira os ovos, açúcar, manteiga e leite. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, faça um furo no meio. Acrescente os ovos, açúcar, manteiga, leite, as rapas de limão e a essência de baunilha. Acrescente o aipim. Sove a massa. Cubra com papel filtro e deixe descansar por 30 minutos. Acrescente as frutas cristalizadas ou chocolate. Coloque em forma de bolo ou formas específicas para panetone. Pincele com gema. Deixe descansar por 30 mim. Leve ao forno.
fonte:http://educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.br/2012/12/estudantes-realizam-intervencoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário